quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Materiais de construção e mãos à obra

Materiais de construção e mãos à obra


Um dos principais gastos na hora de construir ou reformar é com os materiais. Junto com a mão de obra, essa despesa pode acabar saindo mais caro que o esperado, ainda mais se a compra for incorreta.
É bom ter o acompanhamento do engenheiro ou pedreiro responsável, que entende melhor de materiais de construção, para orientar sobre a quantidade e qualidade dos produtos.
Como em toda compra, a regra é pesquisar para achar os melhores preços. Geralmente em uma reforma, os materiais são comprados em pequenas ou médias lojas. Segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), essas lojas prezam pelo atendimento, enquanto as grandes, chamadas de “home centers”, tem como diferencial a orientação técnica oferecida.
Ainda de acordo com a associação, as categorias de produtos mais vendidos em 2011 foram: cimento, tintas e revestimentos em geral.

Na hora de escolher o local que você vai comprar, se precisar de entrega a domicílio inclua no orçamento o preço do frete (caso a loja cobre esse serviço) e confira se o material entregue está de acordo com o que foi comprado.

Seja para construir ou reformar é importante contar com imprevistos que podem acontecer com frequência nessas situações. Um azulejo ou tijolo que quebrou, um saco de cimento ou argamassa a mais, fiação elétrica, entre outros. Tenha uma reserva de dinheiro para cobrir essas despesas.
Média de preços de alguns materiais de construção*

Produto
Preço (R$/m³)
Areia média lavada 61,35
Bacia sanitária branca com caixa acoplada de 6 litros 153,79
Cimento (saco 50 quilos) 17,59
Tinta látex branca PVA 146,22
Janela de correr 2 folhas (1,2 x 1,2m) 234,00
* Fonte: Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP)
Crédito na praça
Alguns bancos oferecem uma linha de crédito específica para quem vai construir, reformar ou decorar a casa. Em algumas instituições financeiras é possível adquirir esse crédito com o prazo de 180 dias para pagar a primeira parcela.
Geralmente, para esta modalidade, o banco tem acordo com algumas lojas conveniadas, portanto, em alguns casos, não é preciso ir até uma agência para solicitar o crédito, que pode ser solicitado no local da compra.
Consulte o seu gerente bancário para obter detalhes desta operação.

O mestre de obras Eufrásio Macena, com 28 anos de profissão, dá algumas dicas sobre materiais de construção:
- Compre pelo menos alguns metros a mais do que você realmente precisa de pisos e azulejos. É bom ter uma reserva, pois alguns modelos podem sair de linha.
- Peça sempre a nota fiscal e guarde o comprovante da compra; se o material vier errado ou com algum defeito, você pode trocá-lo.
- Deixe o cimento, a areia e a argamassa em lugares secos. A umidade prejudica a qualidade.
- Obras ao ar livre dependem das condições do tempo. Tenha em mente que isso pode atrasar prazos estipulados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário