sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Procedimentos, dicas e cuidados na execução de alvenaria


Em nossos artigos anteriores sobre alvenaria mostramos os diversos tipos de tijolos e também como fazer as amarrações e junções para formar paredes de ½ tijolo, 1 tijolo ou maiores. Agora, veremos a forma de levantar as paredes com os devidos cuidados para evitar trincas e desalinhamentos.
A alvenaria é usada com a função de vedação, mas pode também ser parte da própria estrutura da construção. São constituídas por tijolos, blocos de concreto ou até mesmo de pedras naturais unidas com argamassa (veja artigo anterior). Estas alvenarias com pedra natural são um caso a parte, pois têm uma técnica de execução própria e que varia dependendo da finalidade do muro e do tipo de pedra. As dicas que mostraremos aqui servem para as alvenarias feitas com tijolo comum ou laminado, assim como para blocos de concreto e de solo-cimento, ou seja, elementos construtivos com dimensões pré-determinadas e constantes.
Seja como elemento estrutural ou como simples vedação, as alvenarias são sempre assentadas em cima de uma base. Esta pode ser o baldrame, alicerce ou algum outro elemento estrutural, acompanhe:
• Baldrame – Dá-se este nome à viga da fundação que serve justamente de base para a alvenaria, ficando ao rés do chão. O baldrame deve ser devidamente impermeabilizado, sendo preciso esperar ao menos um dia para a secagem completa da camada de impermeabilização antes de se iniciar a alvenaria sobre ele.
• Alicerce – Em pequenas obras, com fundação rasa, ou mesmo em obras que utilizam vigas baldrame, é preciso fazer levantar algumas fiadas de tijolos, devidamente impermeabilizadas, para interligar a fundação às paredes. Esta pequena parede costuma-se chamar de alicerce, frequentemente confundida com o baldrame, mas são coisas distintas.
• Elemento estrutural -- São vigas ou lajes de concreto armado, podendo também ser algum elemento da estrutura metálica. Em qualquer destes casos provavelmente estaremos falando de paredes longe do solo, no primeiro pavimento ou acima dele.
Fonte: Fórum da Construção

Nenhum comentário:

Postar um comentário